Homenagem aos pais

Hoje é um dos dias mais importantes das nossas vidas, é um marco de conquista. Meus queridos pais, palavras me faltam para começar esta homenagem a vocês; não há como expressar os sacrifícios e renúncias que estes 6 anos lhes custaram. O peso que vocês carregaram, seja no campo financeiro e no emocional, é imensurável. Todavia hoje isso acaba, o fardo tão pesado agora poderá ser dividido comigo e me alegra podê-los ver respirar novamente.


Nossa ausência no almoço de domingo, em aniversários, casamentos e datas festivas por estarmos estudando e nos dedicando a esta tão sonhada profissão agora é preenchida por este momento de alegria. Então gostaria de pedir a todos aqui presente que olhem para nossos pais e avós; e deem uma salva de palmas por esta conquista que é tanto nossa quanto deles.
(…)

Não é fácil estar aqui na frente e fazer esta homenagem. Mas quero iniciar minha fala remetendo a algo que meu pai sempre quis me proporcionar: o conhecimento. De acordo com ele, esta seria a única coisa que ele poderia me dar e que ninguém jamais poderia me tirar. Ele sempre diz: “Casa, carro, fazenda, tudo o outro pode ir lá e te roubar, mas o que está dentro da sua cabeça, isso ninguém pode tirar; e isto é o que te dará forças para começar e recomeçar”.

Pai, Mãe, …, vocês conseguiram. Hoje eu tenho a ferramenta do conhecimento e com
ela eu posso ajudar ao próximo. Hoje sou médico graças a vocês, eu devo tudo que sou a vocês e se hoje sinto orgulho de quem sou e de onde eu cheguei, é porque sei que vocês estavam ao meu lado e seguraram minha mão. Então, tudo o que posso dizer é: Obrigado! (…)

Mas não apenas obrigado, também quero me desculpar com vocês. Desculpa pelas noites mal dormidas, pela preocupação excessiva; desculpa pela minha ausência, pelos choros, pelos joelhos vermelhos de tanto rezar ou orar por mim (e sei que eu pedi muito em épocas de provas, de trabalhos, de TCC, internato, etc.), quero pedir perdão pelos seus sonhos que foram deixados de lado para que eu pudesse estar aqui hoje realizando o meu. Desculpa por fazer vocês lutarem algumas batalhas que eram minhas, e perdão por não conseguir lutar a batalha de vocês. Perdão pelas desobediências, mas saibam que sempre escutei os seus conselhos, e sou grato por cada um.

Sou grato por tantas coisas, mas antes de tudo, sou grato pelo amor de vocês. Pois os frutos da sua união que nos deu a vida e cada dia em que respirei vocês me proporcionaram os pilares para viver com dignidade, respeito e princípios. 

Eu não seria nada sem vocês, estaria perdido se não fosse a sua luz para me mostrar o caminho. 

Por fim, esta mensagem é para todos vocês, pais por natureza, por opção e por amor. Que o nosso agradecimento aqueça o coração de cada um de vocês, pois temos orgulho, respeito e gratidão por cada um que está aqui. 

Agora, eu espero que o brilho da felicidade que invade os nossos olhos, que o arrepio da ansiedade que atinge os nossos corpos e que o peso da responsabilidade pela vida que pesa em nossos ombros, seja o motivo do sorriso dos seus rostos. 

E que estas palavras sejam fortes o suficiente para deixar registrado este amor incondicional que nos acompanhou todos esses 6 longos anos, ajudando-nos a trilhar este belo caminho; 

…do amor que transformou nossos sonhos em suas vontades, nossas tristezas em suas lágrimas, nossas alegrias em suas vitórias. Sem vocês, não poderíamos ter chegado aonde chegamos. 

Amamos vocês!

Deixe um comentário